Sugestões para redução dos impactos do Coronavirus nas pequenas empresas

Protocolos nas Empresas

Para ajudar os pequenos negócios a superarem esse momento difícil, o Sebrae de Santa Catarina elaborou um conjunto de soluções que podem minimizar os efeitos da crise nas empresas.

Algumas dicas

PRESENÇA DIGITAL

A tecnologia deve ser usada a favor do empreendedor. Redes sociais e plataformas de vendas podem ajudar na receita neste momento de dificuldades, oferecendo aos clientes a possibilidade de atendimento remoto, por telefone, aplicativos como o WhatsApp ou chamadas de vídeos

SERVIÇOS DE DELIVERY

Se a empresa ainda não possui este serviço, esta pode ser uma boa hora para contar com um canal de atendimento virtual. Quem já dispõe do serviço, pode incrementá-lo ainda mais

QUALIDADE DO SERVIÇO

Mesmo em meio aos problemas atuais, as empresas não devem diminuir a qualidade do seu produto ou do serviço, ao contrário, o momento pode ser de oportunidade de melhoria

HOME OFFICE

Na medida do possível, opte por trabalhar em casa, prestando serviços virtuais, com os funcionários

FÉRIAS

Aproveite o pouco movimento no período de quarentena imposto pelas autoridades para liberar os funcionários que estejam com férias a vencer

REDUZA CUSTOS

Avalie os seus custos e veja o que não for agregador real de valor para os negócios e para os clientes e quais podem ser reduzidos neste momento

ECONOMIA DE RECURSOS

Analise suas contas e desenvolva iniciativas para economizar água, energia, insumos etc.

FRACIONE AS COMPRAS

Evitar compras de itens em demasia de uma só vez. Isto reduz o investimento em estoque e minimiza perdas

NEGOCIE SE FOR NECESSÁRIO

Em caso de dificuldades de caixa e de capital de giro, tente fazer negociações com os fornecedores  

>>> Nesta quinta-feira (19), às 10 horas, será realizado webinar para tratar do assunto. Para acompanhar, os interessados devem se inscrever em http://sebrae.sc/webinarimpactos