Prefeitura reforça plantões de atendimento para Covid-19 no fim de semana em Jaraguá do Sul

Orientações, Prevenção

A Secretaria de Saúde informa que os plantões do próximo sábado (12) e domingo (13) para os casos de Covid-19 e sintomas gripais ocorrem no Pama do bairro Czerniewicz, na Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) e também na Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) do Hospital São José.

Esta última instituição iniciou o atendimento hoje (10) e ficará aberta sete dias por semana, das 7 às 19 horas. O  Pronto-Socorro será encarregado da triagem e os casos mais leves de suspeita de covid serão encaminhados ao UAPS. A testagem para Covid será feita por meio do swab nasal, que utiliza uma haste flexível, mediante indicação ou prescrição médica. O resultado demora cerca de uma hora para ficar pronto.

O Pama é, pelo terceiro fim de semana, o equipamento público municipal exclusivo destinado para acolhimento, triagem, atendimento médico e testagem para covid-19 em pacientes. A instituição funciona sete dias por semana, das 6h30 às 22 horas. Outra forma de acessar um órgão público no fim de semana é por meio da Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089), que atende de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas.

A centralização do plantão de atendimento para casos desta natureza aos fins de semana ocorreu pela baixa procura nas demais unidades de saúde dos bairros que também ficavam abertas nos sábados e domingos anteriores. A baixa demanda levou a secretaria a centralizar o plantão desta natureza no Pama, encerrando as atividades em quatro postos de saúde: Ilha da Figueira, Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro e Caic. Anteriormente, os plantões no posto de saúde do João Pessoa já haviam sido suspensos.

Nova estrutura de atendimento no Hospital São José

A partir desta quinta-feira, dia 10 de setembro, os moradores de Jaraguá do Sul com suspeita de Covid-19 poderão procurar o Hospital José. Começa a funcionar a UAPS (Unidade de Apoio ao Pronto Socorro). A estrutura vai atender todos os dias, das 7h às 19h. 

A UAPS funcionará em um prédio anexo ao Hospital São José, em um espaço de 307 m². 

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, com o atendimento no hospital, no Pama e pelo 0800, as outras unidades de saúde estão retomando as consultas eletivas. 

A UAPS terá acesso exclusivo pela parte interna do hospital, garantindo rápido atendimento caso o paciente necessite realizar outros exames.

Serviço

Pama
Atendimento exclusivo de suspeita de covid e síndrome gripal
Abre, inclusive, aos sábados e domingos, das 6h30 às 22 horas
Rua Jorge Czerniewicz, 800 – Bairro: Czerniewicz
Telefones: 2106-8350, 2106-8353 e 2106-8352

Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089)
Atende de domingo a segunda, das 7h30 às 18 horas
Estará em funcionamento inclusive no feriado de 7 de setembro

Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS) do Hospital São José
Atende sete dias por semana, das 7 às 19 horas.

Parques de diversão e circos permanecem proibidos

O Município de Jaraguá do Sul e o Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 reforçam que, em virtude do decreto 14.192/2020, permanecem proibidas as atividades de espetáculos, parques de diversão e circos no município, até o dia 16 de setembro. Os órgãos fiscalizadores continuam acompanhando possíveis irregularidades.

[Fonte: Prefeitura de Jaraguá do Sul]