Prefeitura de Corupá também prorroga medidas de enfrentamento a Covid-19 no município

Dúvidas Comuns, Orientações, Prevenção

A Prefeitura de Corupá publicou nesta terça-feira (29) novo decreto municipal que prorroga medidas de enfrentamento ao Coronavírus. O novo documento tem validade até 5 de outubro e segue as disposições dos decretos e portarias do Governo de Santa Catarina.

Continuam suspensas no Município as atividades de museus, teatros e casas noturnas, bem como aglomerações em qualquer tipo de ambiente.

Em 22 de setembro, a região Nordeste – da qual faz parte o município -passou do risco Gravíssimo para o Grave, conforme nova Avaliação do Risco Potencial para Covid-19, realizada semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde. Com isso, os municípios puderam flexibilizar algumas atividades.

Jogos recreativos estão liberados para pessoas acima de 16 anos e em dias alternados; igrejas, templos e academias de ginástica podem atender com 50% da capacidade máxima de lotação; parques aquáticos podem funcionar com 40% da capacidade; e parques e praças já podem ser reabertos, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento entre pessoas (mínimo de 1,5 metro). Lembrando que a permanência nestes espaços deve ser evitada, como por exemplo fazer piqueniques, churrascos, passeios em grupos, e qualquer outra atividade que cause aglomeração.

Em Corupá, os restaurantes, lanchonetes e similares podem atender em horário normal, desde que obedeçam às regras sanitárias de combate e prevenção ao Coronavírus. A Vigilância Sanitária e os fiscais de Posturas do Município continuam realizando a fiscalização nos estabelecimentos. Irregularidades também podem ser denunciadas para a Polícia Militar, no 190.

“Algumas regras foram flexibilizadas, mas os cuidados não. O uso de máscara ainda é obrigatório, os estabelecimentos precisam disponibilizar álcool gel em todas as mesas e obedecer ao distanciamento social. O número de casos e mortes está diminuindo. Mas a pandemia ainda não acabou”, observou o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques.

[Fonte: Prefeitura de Corupá]