Jaraguá Mais Saudável lança dicas de saúde e alimentação via digital na luta contra o Coronavírus

Orientações, Prevenção

Como forma de auxiliar quem está em casa a superar o período de isolamento social recomendado pelas autoridades para que se evite a propagação do Coronavírus, o programa Jaraguá Mais Saudável está lançando uma ideia criativa.

Trata-se de um espaço para a veiculação via digital de dicas de saúde e alimentação para a população que está recolhida em suas casas. “A ideia é, por meio de vídeos, mostrar que mesmo em casa todos podemos nos exercitar, ter uma alimentação saudável e com atividades para todos os públicos”, assinala Jefferson Galdino, gerente executivo do SESI e SENAI na região do Vale do Itapocu.

As duas instituições integram juntamente com a ACIJS e a Prefeitura, entre outras entidades da sociedade civil e poder público, a Associação Jaraguá Mais Saudável. Iniciativa pioneira no Brasil, o programa Jaraguá Mais Saudável envolve 95 voluntários e tem como objetivo mobilizar a sociedade em ações coordenadas que elevem a longevidade e a produtividade da população, tendo três eixos centrais: comer (alimentação de qualidade), mover (atividades físicas e mentais que proporcionem bem-estar) e pertencer (senso de responsabilidade social, engajamento na comunidade e valorização de crenças).

Conforme Jefferson Galdino, a ideia de inserir o Jaraguá Mais Saudável nas ações de enfrentamento ao covid-19 surgiu depois que algumas academias de ginástica da cidade manifestaram a intenção de gravar aulas em vídeo para seus alunos que, por força das medidas restritivas, permaneciam em casa. “Conversamos com a Prefeitura e chegamos a um entendimento de que esta seria uma boa iniciativa. Afinal o objetivo é dar mais leveza nestes dias em que precisamos seguir as orientações das autoridades e permanecermos em nossas casas, evitando circulações desnecessárias”, pondera Galdino.

Para isto, está sendo dada a oportunidade a profissionais na área de educação física, de academias e que atuem com foco nos objetivos do programa, divulgarem conteúdos nas redes sociais do Programa Jaraguá Mais Saudável, da Prefeitura e ACIJS. Interessados em participar desta ação devem enviar sugestões pelo aplicativo WhatsApp no telefone 3372-9425. Os vídeos serão analisados e aqueles que se enquadrarem nos objetivos da ação serão postados nas mídias das entidades parceiras do Jaraguá Mais Saudável.

>>> Interessados em aderir ou conhecer o programa podem acessar www.jaraguamaissaudavel.org.br.