Hospitais Jaraguá e São José atualizam informações com base nas novas determinações do Governo do Estado

Orientações

Considerando as novas determinações previstas no Decreto Estadual n° 515, de 17 de março de 2020, o Hospital São José e o Hospital e Maternidade Jaraguá ajustaram seus protocolos de atendimento, visando à segurança sanitária e o bem-estar de funcionários, médicos, pacientes e comunidade.

Com base nas medidas restritivas, conforme a direção do Hospital São José, os procedimentos eletivos estão suspensos, atendendo desta forma somente casos de urgência e emergência.

É importante que as pessoas procurem primeiramente a rede básica de saúde e somente o pronto socorro em casos de dificuldade respiratória, e que a comunidade compreenda que a restrição de acesso à instituição por tempo indeterminado busca conter o avanço do Covid-19 na região, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, e das secretarias estadual e municipal de saúde.

O diretor geral do Hospital São José, Maurício José Souto Maior lembra que todas as medidas preventivas adotadas, incluindo o decreto divulgado na segunda-feira (16) pelo prefeito Antídio Lunelli.

Segundo ele, as iniciativas do poder público, junto com os prestadores de serviço e os demais órgãos envolvidos no controle ao Novo Coronavírus são válidas para que as instituições orientem a comunidade, evitando que o o município entre em estágio de preocupação excessiva e também para não sobrecarregarmos os equipamentos que atuam na área pública, seja no posto de saúde, Pama e Pronto-socorro dos hospitais

No Hospital e Maternidade Jaraguá, os protocolos também foram ajustados com base nas novas orientações do Decreto Estadual.

Estão suspensos todos os atendimentos eletivos ao público, incluindo cirurgias e demais procedimentos, pelo prazo de 7 dias ou até segunda ordem – segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (18), assinado pelo diretor técnico Guilherme Sapia e pelo diretor Sérgio Luís Alves.

Também foram adiadas as reuniões que não tratem de serviços essenciais ou que não estejam diretamente relacionadas com tomadas de decisões para a contenção do Covid-19.

Equipe de profissionais do Hospital e Maternidade Jaraguá deixou mensagem de orientação para que no esforço de prevenção se evite visitas desnecessárias aos ambientes hospitalares

A direção do hospital também solicitou que os médicos ligados á instituição permaneçam de prontidão para o caso de necessidade de ampliação do contingente para o atendimento à comunidade.

Para Guilherme Sapia, a cidade está na “vanguarda” quanto aos cuidados na área de saúde e na tratativa do município com o Sistema Único de Saúde.

“É bem importante que embora não tenhamos nenhum caso de coronavírus  já estejamos preparados quando isto ocorrer. Esta prevenção que a gente vem fazendo, as medidas que a Secretaria de Saúde vem tomando junto com os hospitais visa exatamente achatar esta curva de contaminação, diminuir este número de casos que viermos a ter ao longo do tempo para que? Para que o sistema de saúde consiga dar suporte adequado para todos os nosso munícipes”, reitera Sapia. [Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul]