Governo do Estado libera funcionamento de segmentos da economia, que inclui as oficinas mecânicas e as lavanderias

Dúvidas Comuns, Orientações, Prevenção, Protocolos nas Empresas

O Governo do Estado liberou, a partir desta quarta-feira, dia 8, o funcionamento de outros setores de atividades em Santa Catarina.

Foram editadas pelo governador Carlos Moisés portarias autorizando a abertura para atendimento ao público de estabelecimentos da cadeia produtiva automotiva, náutica, de implementos agrícolas e lavanderias.

Ao anunciar a flexibilização do pacote de medidas restritivas, o governador também comunicou a prorrogação do período de quarentena e de isolamento social por mais cinco dias.

A cadeia automotiva, náutica e de implementos agrícolas inclui estabelecimentos como oficinas mecânicas, autoelétricas, borracharias, comércio de veículos e autopeças, locação, despachantes, autoescolas, serviços inspeção veicular e lavações. A liberação das lavanderias também se aplica a tinturarias e lavanderias de autosserviço.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) editou duas portarias, número 230 e 231, confira as regras para a atuação segura desses segmentos. Entre as normas estabelecidas, estão a necessidade de um sistema de agendamento para a prestação do serviço sempre que cabível; distanciamento mínimo de 1,5 metro entre todas as pessoas presentes nos locais, como clientes e funcionários; disponibilização de álcool em gel 70%; e atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que estas pessoas permaneçam o mínimo possível no estabelecimento.

>>> Confira aqui a portaria 230 https://bit.ly/3bV9i9Q

>>> Confira aqui a portaria 231https://bit.ly/3aOnf9v