Ficar atento a fakenews e esclarecer é uma maneira eficiente de enfrentar a crise

Dúvidas Comuns

O compartilhamento de informações verdadeiras sobre este novo vírus é fundamental para evitar sua transmissão e contágio.

Confira aqui as principais Fake News sobre o Coronavírus e não se deixe enganar!

A VACINA DA GRIPE PREVINE CONTRA O CORONA

Não existe uma vacina que previna o Coronavírus e a vacina da gripe não imuniza contra o COVID-19.

No entanto, a vacinação contra a gripe é importante, já que ela auxilia os profissionais de saúde a descartarem o diagnóstico de gripe por influenza e acelerarem o diagnóstico para Coronavírus.

TOMAR VITAMINA C OU D EVITA CORONAVÍRUS

Injetar uma alta dose de vitamina D ou suplementos de vitamina C não evita a contaminação por um agente estranho, como o Coronavírus.

O mesmo vale para a ingestão de outros alimentos que têm como objetivo aumentar a imunidade. Nenhum deles é capaz de imunizar contra o vírus.

Para aumentar a imunidade, a única recomendação é manter uma alimentação equilibrada.

O CORONAVÍRUS É SEMELHANTE AO VÍRUS DA AIDS

Não existe nenhum estudo científico que registre essa semelhança e, inclusive, não há nenhuma comprovação que remédios usados no tratamento para HIV possam ter efeitos positivos em casos de Coronavírus.

PRODUTOS COMPRADOS PELA INTERNET DA CHINA TRANSMITEM CORONAVÍRUS

Não há nenhuma evidência de que os produtos comprados pela internet vindos da China tragam o Coronavírus. Uma das principais evidências é o fato de o vírus não sobreviver muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de envio dessas mercadorias durar dias.

Além disso, a ANVISA está monitorando diariamente os portos, aeroportos e fronteiras.

O BRASIL NÃO ESTÁ PREPARADO PARA UM SURTO DE CORONAVÍRUS

Até o momento, não há motivos para pânico, já que o Coronavírus não possui grau de letalidade elevado e as autoridades brasileiras monitoram a situação no território nacional.

De qualquer forma, é importante que a população tome cuidados básicos para evitar a transmissão, além de manter uma rotina saudável.

Fonte: FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina >>> http://fiesc.com.br/corona/fake-news