Especialista orienta sobre cuidados na ida ao mercado

Prevenção

Confira as medidas de precaução definidas pelo professor Oscar Bruna-Romero, da Universidade Federal de Santa Catarina, em reportagem no portal www.nsctotal.com.br:

1. Nunca fique a menos de um metro de outro ser humano.

2. Considere sempre a sua mão suja. Nunca leve a mão à boca, ao olho ou nariz enquanto estiver no mercado, nem para coçar, nem para tocar nos cabelos.

3. Pague suas compras no cartão. Não aceite moedas e muito menos notas de papel até depois da pandemia.

4. Guarde álcool gel e álcool 70 com um rolo de papel toalha no carro. Coloque as compras no porta-malas e, em seguida, abra a porta do carro e passe álcool gel na mão (ainda fora do veículo). Molhe uma folha de papel toalha com álcool 70 e passe no volante, no freio de mão e na alavanca das marchas. Passe também na maçaneta (alavanca) da porta de dentro do carro, nos controles dos vidros e nos controles do rádio. Não faça desinfecção do carro por fora, é necessário sempre considerar que o veículo possa estar contaminado. Feche a porta, sente-se e desfrute a viagem.

5. Ao chegar em casa, lave bem as frutas. De preferência, mergulhe as verduras por dez minutos numa bacia grande com meio copo de água sanitária. O ideal é lavar todos os alimentos em um mesmo dia, retirando os vestígios da solução com um enxágue com bastante água. Depois disso, deixar os legumes, frutas e verduras na geladeira em vasilhas fechadas e sem água, utilizando-os durante os próximos três dias.

6. Caso tenha comprado itens que não são comestíveis, passe um álcool 70 neles ou deixe ao sol direto por duas horas, no mínimo.

7. Sempre que chegar em casa da rua, tire os sapados e troque a roupa. Lave os braços até o cotovelo. É fundamental ter uma ‘roupa de casa’, e a ‘roupa de rua’ que não quiser lavar diariamente, deixe sempre no mesmo lugar. Volte a vesti-la apenas imediatamente antes de necessitar sair para a rua novamente. Não transite em casa com ‘roupa de rua.

8. Passe álcool 70 em todas as torneiras das pias de casa uma vez por dia, nas maçanetas das portas e nas chaves de casa e do carro.

9. Passe álcool 70 no seu celular, tablet, notebook, teclados e mouse uma vez por dia. Considere-os sempre sujos (lave as mãos ou passe álcool gel depois de usar).

10. E, claro, sempre em caso de dúvida: lave as mãos.

>>> Para ler a reportagem completa acesse https://bit.ly/391VEQx