Empresas adotam medidas de prevenção ao Coronavírus

Protocolos nas Empresas

As empresas associadas à ABRH-Jaraguá do Sul estão adotando medidas de prevenção com o intuito de proteger seus colaboradores e evitar a proliferação do coronavírus no município. Algumas delas estão compartilhando suas práticas com o objetivo de construir uma rede de solidariedade que possa inspirar e tirar dúvidas de outras empresas ou profissionais de recursos humanos que ainda têm dúvidas sobre como agir diante da pandemia.

Confira as ações na Duas Rodas Industrial

  • Atendimento Ambulatorial: equipe atendendo normalmente, porém evitando contato físico, usando máscaras e com higienização das mãos fulltime. Os ambulatórios e as portarias da empresa também foram equipados com termômetros digitais, que funcionam por aproximação. 
  • Restaurante interno: líderes foram orientados a liberarem suas equipes a cada 10 minutos, de forma fracionada, para evitar aglomeração de pessoas no restaurante interno. Para isso, os horários de servir foram estendidos das 8h30 às 14h (almoço) e das 18h às 20h30 (janta). Os colaboradores também estão sendo orientados sobre medidas de prevenção e práticas de higiene, com reforço no uso de álcool gel ao entrar e sair do restaurante interno, e com orientações sobre evitar falar, tossir e espirrar próximos ao buffet. A quantidade de cadeiras na Unidade Matriz também foi reduzida em 50% com objetivo de diminuir o volume de pessoas concentradas no mesmo espaço.
  • Produção: comunicados sobre o coronavírus, preventivos e educativos relacionados à higienização das mãos foram repassados a líderes e equipes; jovens aprendizes e estagiários tiveram as atividades suspensas sem prejuízo do Auxílio Bolsa; e alternativas para pessoas impactadas pelo fechamento do transporte coletivo, escolas e creches foram estudadas e avaliadas com as lideranças imediatas.
  • Eventos e reuniões: eventos externos em nome da Duas Rodas estão cancelados até 28 de abril; viagens a trabalho estão canceladas até segunda ordem; recebimento de visitas na empresa ou a participação de colaboradores em eventos externos estão desautorizados; conversas e reuniões devem ser realizadas por meios digitais.
  • Colaboradores que voltaram de viagens: nocasode viagem doméstica (áreas, rodoviárias e locais de aglomerações) devem retornar às atividades apenas após avaliação e liberação do Ambulatório da Empresa. Colaboradores que voltarem de viagens internacionais devem trabalhar em homeoffice por 14 dias corridos, contados a partir do dia de retorno da viagem. Após esse período, o retorno ao trabalho só se dá após a liberação do Ambulatório da empresa.

Fonte: Duas Rodas Industrial / Setor de Gestão de Pessoas